Suíça oferece bolsas de estudos para brasileiros e outros estudantes internacionais

bolsas de estudos na suíça

Já pensou em estudar de graça na Suíça? Pois essa pode ser sua chance. Isso porque o governo suíço está oferecendo bolsas de estudos para pesquisadores estrangeiros de diversos países. Estudantes brasileiros podem participar. O calendário acadêmico é para o período de 2021/2022 e as inscrições já estão abertas.  

Vale lembrar, no entanto, que as bolsas serão oferecidas apenas a pesquisadores estrangeiros que tenham concluído o mestrado. O país, por meio da oferta das bolsas de estudos, tem como objetivo promover o intercâmbio internacional e a cooperação na área da pesquisa acadêmica entre a Suíça e mais de 180 outros países.

Abaixo, o Brasileuro preparou um passo a passo do processo seletivo:  

Bolsas de estudos na Suíça

A partir de agosto de 2020, a Suíça abriu a sua oferta anual de bolsas de estudos para alunos estrangeiros. O país é um dos principais do mundo no quesito produção cientifica.

As bolsas oferecidas abrangem as mais diversas áreas de conhecimento e englobam três modalidades acadêmicas: doutorado, pós-doutorado e pesquisa. Entretanto, vale lembrar que não são oferecidas bolsas para programas de bacharelado ou mestrado.

Portanto, o objetivo da medida é promover cooperação internacional entre os pesquisadores. A Suíça é altamente reconhecida na área, já tendo alcançado a liderança por 10 anos na lista dos países mais inovadores do mundo.

Quem pode se candidatar às bolsas de estudos na Suiça?

Acadêmicos e pesquisadores brasileiros e de mais de 180 países que possuam no mínimo o título de mestre estão aptos a se candidatar. No país, são concedidas bolsas de estudo em todas as universidades, sem exceção. No entanto, para isso, o estudante precisa encontrar um mentor acadêmico em uma instituição de ensino no país para que possa orientá-lo.

As bolsas serão oferecidas para a realização de pesquisas e estudos adicionais nos níveis de doutorado ou pós-doutorado.

Tipos de bolsas de estudos oferecidas na Suiça

As bolsas de estudo destinadas a pesquisa são oferecidas para pós-graduados em todas as disciplinas (que possuam no mínimo título de mestre).

Tais bolsas são concedidas para pesquisas ou estudos em todas as universidades suíças, escolas técnicas e ainda os institutos técnicos federais. Entretanto, como mencionado anteriormente, somente os candidatos indicados por um mentor acadêmico de uma das universidades serão considerados.

As bolsas de arte estão abertas a estudantes que sejam da área e que desejam dar início a um programa de mestrado. Essas são concedidas em qualquer universidade da área no país. No entanto, está disponível para estudantes de um número limitado de países.

Quais os critérios para a seleção?

Para ser admitido para a bolsa, a Comissão Federal de Bolsas para Estudantes Estrangeiros (FCS) analisará o perfil do candidato, a qualidade do projeto de pesquisa e o potencial de cooperação em pesquisa entre Suíça e Brasil

É possível conferir a lista dos critérios com mais detalhes no site da FCS.

Como realizar sua inscrição?

Para admissão no programa escolhido, os candidatos devem solicitar os documentos necessários para a inscrição à Embaixada da Suíça no Brasil, por meio do e-mail brasilia.bolsas@eda.admin.ch.

Qual o prazo para inscrição?

O prazo para inscrição foi aberto no dia 1 de agosto de 2020 e a data limite para entrega dos documentos é 31 de outubro. O comitê responsável irá considerar a data da postagem dos documentos para a aprovação das candidaturas.

Divulgação do resultado do processo seletivo:

O processo seletivo acontecerá até o final de maio de 2021. Os vencedores serão anunciados a partir de agosto de 2021, por meio do site da FCS.

Por fim, a bolsa terá início no próximo ano letivo, em setembro de 2021. O prazo de duração varia de um ano a 36 meses. Então, para tirar dúvidas e saber os detalhes do processo, acesse o site da Embaixada da Suíça no Brasil.

Quer receber mais conteúdo como esse?

Cadastre-se em nossa newsletter. Prometemos não enviar nenhum tipo de spam.

Se gostou deste conteúdo, compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Sobre o Autor

Thiago Vergara

Thiago Vergara

20 anos. Nascido em Araraquara, interior de São Paulo. Atualmente graduando em Letras/Inglês pela UNESP - Universidade Estadual Paulista.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *