Já pensou em estudar de graça na Suíça? Pois essa pode ser sua chance. Isso porque o governo suíço está oferecendo bolsas de estudos para pesquisadores estrangeiros de diversos países. Estudantes brasileiros podem participar. O calendário acadêmico é para o período de 2021/2022 e as inscrições já estão abertas.
Vale lembrar, no entanto, que as bolsas serão oferecidas apenas a pesquisadores estrangeiros que tenham concluído o mestrado. O país, por meio da oferta das bolsas de estudos, tem como objetivo promover o intercâmbio internacional e a cooperação na área da pesquisa acadêmica entre a Suíça e mais de 180 outros países.
Abaixo, o Brasileuro preparou um passo a passo do processo seletivo:
Bolsas de estudos na Suíça
A partir de agosto de 2020, a Suíça abriu a sua oferta anual de bolsas de estudos para alunos estrangeiros. O país é um dos principais do mundo no quesito produção cientifica.
As bolsas oferecidas abrangem as mais diversas áreas de conhecimento e englobam três modalidades acadêmicas: doutorado, pós-doutorado e pesquisa. Entretanto, vale lembrar que não são oferecidas bolsas para programas de bacharelado ou mestrado.
Portanto, o objetivo da medida é promover cooperação internacional entre os pesquisadores. A Suíça é altamente reconhecida na área, já tendo alcançado a liderança por 10 anos na lista dos países mais inovadores do mundo.
Quem pode se candidatar às bolsas de estudos na Suiça?
Acadêmicos e pesquisadores brasileiros e de mais de 180 países que possuam no mínimo o título de mestre estão aptos a se candidatar. No país, são concedidas bolsas de estudo em todas as universidades, sem exceção. No entanto, para isso, o estudante precisa encontrar um mentor acadêmico em uma instituição de ensino no país para que possa orientá-lo.
As bolsas serão oferecidas para a realização de pesquisas e estudos adicionais nos níveis de doutorado ou pós-doutorado.
Tipos de bolsas de estudos oferecidas na Suiça
As bolsas de estudo destinadas a pesquisa são oferecidas para pós-graduados em todas as disciplinas (que possuam no mínimo título de mestre).
Tais bolsas são concedidas para pesquisas ou estudos em todas as universidades suíças, escolas técnicas e ainda os institutos técnicos federais. Entretanto, como mencionado anteriormente, somente os candidatos indicados por um mentor acadêmico de uma das universidades serão considerados.
As bolsas de arte estão abertas a estudantes que sejam da área e que desejam dar início a um programa de mestrado. Essas são concedidas em qualquer universidade da área no país. No entanto, está disponível para estudantes de um número limitado de países.
Quais os critérios para a seleção?
Para ser admitido para a bolsa, a Comissão Federal de Bolsas para Estudantes Estrangeiros (FCS) analisará o perfil do candidato, a qualidade do projeto de pesquisa e o potencial de cooperação em pesquisa entre Suíça e Brasil
É possível conferir a lista dos critérios com mais detalhes no site da FCS.
Como realizar sua inscrição?
Para admissão no programa escolhido, os candidatos devem solicitar os documentos necessários para a inscrição à Embaixada da Suíça no Brasil, por meio do e-mail brasilia.bolsas@eda.admin.ch.
Qual o prazo para inscrição?
O prazo para inscrição foi aberto no dia 1 de agosto de 2020 e a data limite para entrega dos documentos é 31 de outubro. O comitê responsável irá considerar a data da postagem dos documentos para a aprovação das candidaturas.
Divulgação do resultado do processo seletivo:
O processo seletivo acontecerá até o final de maio de 2021. Os vencedores serão anunciados a partir de agosto de 2021, por meio do site da FCS.
Por fim, a bolsa terá início no próximo ano letivo, em setembro de 2021. O prazo de duração varia de um ano a 36 meses. Então, para tirar dúvidas e saber os detalhes do processo, acesse o site da Embaixada da Suíça no Brasil.