Na Europa, há um modelo específico de currículo que é aceito tanto em universidades como em empresas. É o Europass. O formato se popularizou no Velho Continente em 2005, após uma decisão conjunta do Parlamento e do Conselho Europeus.
A ideia por trás da formatação desse tipo currículo é padronizar a apresentação tanto de documentos como de informações. Com isso, empregadores e instituições de ensino conseguem ter acesso as informações essenciais de forma mais rápida.
O Europass está disponível em mais de 30 idiomas. É possível criar o currículo em português, espanhol, inglês e até mesmo em russo. Assim, você pode seguir o mesmo modelo e preenchê-lo para diferentes candidaturas e em diferentes países.
Como montar o seu currículo europeu?
É possível montar o seu currículo no formato Europass pelo site da União Europeia. Para isso, basta preencher os dados que são pedidos. É um processo bem intuitivo.
Que informações devem ser colocadas no currículo europeu?
No modelo europeu, é necessário colocar informações básicas sobre o candidato, tais como: nome, endereço, contatos e nacionalidade.
Além disso, assim como outros tipos de documento, é preciso escrever suas informações e experiências profissionais de forma resumida e objetiva. Em outras palavras, não vale enrolar. Vá direto ao ponto!
O currículo europeu também exige que o aplicante especifique a sua língua materna, bem como liste o nível de proficiência em cada idioma em que possui experiência e conhecimento.
É comum, no entanto, que tais habilidades em idiomas sejam testadas durante o processo seletivo, como em uma entrevista presencial ou online, por exemplo.
Por fim, vale incluir no currículo práticas e experiências adquiridas em projetos sociais e de voluntariado. Não se esqueça de detalhar as conquistas acadêmicas, como presença em congressos, apresentação de artigos, projetos e participação em grupos de pesquisa.
Modelos de currículo europeu
Na internet, há diversos modelos de currículos europeus prontos. Encontramos o doc abaixo, que está super completo. Depois de fazer o downalod, basta substituir as informações.
Este aqui, publicado no site da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), também está pronto para ser editado. Basta baixar o documento e substituir as informações.