Currículo europeu: saiba como montar o seu!

curriculo europeu

Na Europa, há um modelo específico de currículo que é aceito tanto em universidades como em empresas. É o Europass. O formato se popularizou no Velho Continente em 2005, após uma decisão conjunta do Parlamento e do Conselho Europeus.

A ideia por trás da formatação desse tipo currículo é padronizar a apresentação tanto de documentos como de informações. Com isso, empregadores e instituições de ensino conseguem ter acesso as informações essenciais de forma mais rápida.

O Europass está disponível em mais de 30 idiomas. É possível criar o currículo em português, espanhol, inglês e até mesmo em russo. Assim, você pode seguir o mesmo modelo e preenchê-lo para diferentes candidaturas e em diferentes países.

Como montar o seu currículo europeu?

É possível montar o seu currículo no formato Europass pelo site da União Europeia. Para isso, basta preencher os dados que são pedidos. É um processo bem intuitivo.

Que informações devem ser colocadas no currículo europeu?

No modelo europeu, é necessário colocar informações básicas sobre o candidato, tais como: nome, endereço, contatos e nacionalidade.

Além disso, assim como outros tipos de documento, é preciso escrever suas informações e experiências profissionais de forma resumida e objetiva. Em outras palavras, não vale enrolar. Vá direto ao ponto!

O currículo europeu também exige que o aplicante especifique a sua língua materna, bem como liste o nível de proficiência em cada idioma em que possui experiência e conhecimento.

É comum, no entanto, que tais habilidades em idiomas sejam testadas durante o processo seletivo, como em uma entrevista presencial ou online, por exemplo.

Por fim, vale incluir no currículo práticas e experiências adquiridas em projetos sociais e de voluntariado. Não se esqueça de detalhar as conquistas acadêmicas, como presença em congressos, apresentação de artigos, projetos e participação em grupos de pesquisa.

Modelos de currículo europeu

Na internet, há diversos modelos de currículos europeus prontos. Encontramos o doc abaixo, que está super completo. Depois de fazer o downalod, basta substituir as informações.

Este aqui, publicado no site da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), também está pronto para ser editado. Basta baixar o documento e substituir as informações.

Quer receber mais conteúdo como esse?

Cadastre-se em nossa newsletter. Prometemos não enviar nenhum tipo de spam.

Se gostou deste conteúdo, compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Sobre o Autor

Thiago Vergara

Thiago Vergara

20 anos. Nascido em Araraquara, interior de São Paulo. Atualmente graduando em Letras/Inglês pela UNESP - Universidade Estadual Paulista.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *