Tem trabalho na Suíça? Brasileiro que vive lá responde!

trabalho na suíça

O youtuber Hadriel Peters, do canal Estrangeiro Bem Aventurado, publicou um vídeo no início de dezembro contando como é a realidade de trabalho na Suíça. Em pesquisa feita pela HSBC em 2019, o país foi considerado o melhor destino para quem quer morar no exterior.

De acordo com o youtuber, é importante considerar alguns aspectos antes de mudar para um país estrangeiro. Um deles é se há empregos por lá e se há espaço para estrangeiros, principalmente cidadãos do Brasil.

Empresas da Suíça contratam brasileiros?

Segundo o youtuber, há muitas oportunidades de trabalho na Suíça para brasileiros e outras nacionalidades, em especial área de Tecnologia da Informação. “Mas é aquilo, você tem que ter um bom currículo”, disse ele. Aqui neste texto o Brasileuro explica como montar um currículo no modelo europeu.

Em relação à abertura do país para estrangeiros, Peters conta que para aqueles vindos da própria Europa o processo é simples. Isso porque a Suíça é membro da União Europeia e qualquer cidadão europeu pode viver ou trabalhar por lá.

Para nós brasileiros, no entanto, é preciso de uma série de documentos. Por exemplo, se você tem um visto específico de trabalho e tem um contrato de 2 anos, após esse período, é sua responsabilidade arrumar uma forma de permanecer no país de forma legal.

Peters explica ainda que na Suíça as empresas precisam enviar uma justificativa para o governo do país, explicando os motivos para empregar um estrangeiro.

“O trabalho não é só ter a vaga de trabalho na Suiça, mas é preciso ter a justificativa do empregador”, disse.

“Se você candidatar na Google, por exemplo, primeiro o Google tem que escrever uma carta para o governo suíço e explicar por que não encontrou ninguém no pais ou na União Europeia para fazer esse trabalho especifico para depois você receber o sim”.

Mercado de trabalho na Suíça durante a pandemia

De acordo com o youtuber, por causa da pandemia do novo coronavírus o país está passando por momentos difíceis, assim como o resto do mundo. Com as novas restrições e lockdown, conforme ele, muitas empresas estão fechando as portas, e novas vagas sendo abertas.

Para o dono do canal Estrangeiro Bem Aventurado, entretanto, a medida é a mais correta, visto que o país passa pelos problemas juntos, sempre respeitando as regras. O youtuber espera, ainda, que logo mais o país estará com muitas ofertas de emprego. Então vale a pena ficar atento as informações.

Leia também: Conheça os países que mais contratam brasileiros

Conseguiu emprego na Suíça? Talvez você tenha que reconhecer seu diploma

De acordo com o youtuber, caso você consiga uma vaga país e o governo não reconhecer o seu diploma, será necessário entrar em uma faculdade ou curso da sua área novamente. Somente dessa forma, disse ele, você poderá começar a trabalhar.

“Isso é uma coisa muito importante, e você ter que estar preparado para estudar de novo, fazer o reconhecimento do diploma e começar a trabalhar”.

Leia também: Suíça oferece bolsas de estudos para brasileiros e outros estudantes internacionais

Por fim, o youtuber ressalta no vídeo que o mais importante para quem quer mudar de país é se planejar. Para isso, disse, é preciso juntar o dinheiro, reunir os documentos, encarar os processos de arrumar um emprego, e após isso, mudar para o país desejado.

Outra lição dada por Hadriel Peters é de não adiar os seus planos. Por isso, o dono do canal sugere visitar o site do governo do país. Lá você pode ficar de olho nas melhores oportunidades que surgirem.

Colaboração de Thiago Vergara

Quer receber mais conteúdo como esse?

Cadastre-se em nossa newsletter. Prometemos não enviar nenhum tipo de spam.

Se gostou deste conteúdo, compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Sobre o Autor

Equipe do Brasileuro

Equipe do Brasileuro

Equipe de redação do portal Brasileuro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *