8 franquias para quem quer empreender no exterior

franquias no exterior

Você pretende empreender na Europa ou em outros países do exterior? Se sim, as franquias podem te ajudar a colocar o plano em prática. Isso porque, além de já terem marcas reconhecidas – o que facilita e muito o trabalho -, elas fornecem para o franqueado treinamento e todo suporte necessário.

A equipe do Brasileuro separou algumas franquias que podem ser interessantes para você que deseja ganhar mercado mundo afora. São opções na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa, bem como em países e regiões mais distantes, a exemplo de Austrália, Dubai, na Índia.

Na hora de analisar as opções, no entanto, é importante lembrar de ficar de olho no modelo do negócio, na situação financeira da empresa e no tempo de retorno do investimento. Além disso, tenha em mente que é preciso ter um bom capital.

Maple Bear

Foto: Divulgação

A Maple Bear, rede de ensino bilíngue de origem canadense, abre nossa lista de franquias no exterior. A empresa, que está em atividade no Brasil desde 2006, hoje esta presente presente 20 países ao redor do mundo.

Assim, a rede de escolas pretende usar a operação no Brasil para expandir o seu mercado pela América Latina, principalmente em países como Argentina, Colômbia e Peru.

O faturamento mensal médio da franquia, segundo a revista Exame, é de 167 mil dólares (cerca de R$ 900 mil). Esse faturamento é alcançado, no entanto, desde que se consiga cerca de 300 alunos.

América Latina

Investimento inicial: 300 a 500 mil dólares.

Prazo de retorno: a partir de 3 anos.

Leia também: Melhores países para empreeender na Europa

Emagrecentro

Foto: Divulgação

Fundada em 1984, a Emagrecentro tem hoje mais de 170 unidades no Brasil. Em 2018, a marca expandiu para os Estados Unidos, onde possui 6 unidades.

A empresa, no entanto, pretende abrir mais unidades nos Estados Unidos e também em outros países. Para 2020, o plano é chegar em Portugal.

Desse modo, em média, o faturamento de uma unidade é de 100 mil dólares (aproximadamente R$ 535 mil), com taxa de lucratividade de 50%.

Estados Unidos

Investimento inicial: 100 mil dólares.

Prazo de retorno: 6 a 12 meses.

Instituto Embelleze

Foto: Divulgação

Em 1998, a empresa abriu o mercado de franquias com o Instituto Embelleze, para formação de profissionais no setor de beleza. Hoje, contudo, a rede de cursos possui mais de 350 unidades no Brasil. Em 2012, a empresa também abriu a sua primeira filial na Colômbia.

Nos EUA, o faturamento médio mensal de uma franquia da Embelleze no exterior vai de 25 a 35 mil dólares, com taxa de lucratividade de 20 a 25%.

Investimento inicial: 230 mil dólares (cerca de R$ 1.230 milhão).

Prazo de retorno: 2 anos.

Oakberry

franquias no exterior
Foto: Divulgação

Fundada em 2016, a rede brasileira de açaí Oakberry tem mais de 200 unidades ao redor do mundo. No Brasil, a marca está presente em 13 estados, com mais de 100 filiais.

De acordo com a empresa, a expectativa é abrir mais unidades nos Estados Unidos, na Austrália e nos Emirados Árabes, além de chegar em mais países do Velho Continente.

Assim, nos Estados Unidos, o faturamento médio mensal de uma unidade varia entre 30 e 80 mil dólares (chegando a quase R$ 430 mil), com taxa de lucratividade média de 10 a 15%.

Na Austrália, de acordo com a revista Exame, o faturamento fica entre 40 a 100 mil dólares australianos (aproximadamente R$ 393 mil), com taxa de lucratividade média de 15 a 20%. Na Espanha e em Portugal, os ganhos mensais ficam entre 25 a 50 mil euros (quase R$ 320 mil) e o lucro entre 10 a 15%.

Estados Unidos
Investimento inicial: 80 a 150 mil dólares
Prazo de retorno: 18 a 36 meses

Austrália
Investimento inicial:
 100 a 200 mil dólares australianos (variando de R$ 392 mil a R$ 785 mil)
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

Europa:
Investimento inicial:
 50 a 100 mil euros
Prazo de retorno: 18 a 36 meses

Odonto Excellence

franquias no exterior
Foto: Divulgação

A Odonto Excellence, empresa que oferece serviços odontológicos, foi fundada em 2009. No Brasill, ela conta com 594 filiais ativas. Ademais, a marca também tem unidades 13 unidades na Angola, 24 no Paraguai e 3 em Portugal.

Dessa forma, o faturamento médio mensal respectivo é de 220 milhões de guaranis (que corresponde a R$ 167,793.93), 2,5 mil dólares e 3,6 mil dólares (quase R$ 20 mil). A lucratividade, portanto, vai de 20 a 30%.

Angola
Investimento inicial:
 5 mil dólares
Prazo de retorno: 8 a 12 meses

Paraguai
Investimento inicial:
 28 milhões de guaranis (cerca de R$ 21,330.00)
Prazo de retorno: 7 a 10 meses

Portugal
Investimento inicial:
 5 mil dólares
Prazo de retorno: 14 a 16 meses

Sodiê Doces

franquias no exterior
: Divulgação

A Sodiê Doces, considerada uma das maiores redes de franquias do Brasil, foi criada em 1997. Hoje, a empresa já conta com mais de 300 unidades no país. A marca, de acordo com a própria empresa, também está presente em Orlando, nos EUA. O objetivo, conforme a marca, é expandir mais em solo norte-americano.

O faturamento médio mensal da unidade em Orlando é de aproximadamente 45 mil dólares (cerca de R$ 241 mil) para o primeiro semestre. Portanto, após 6 meses de operação, a empresa projeta um faturamento de 55 mil dólares (aproximadamente R$ 295 mil). Assim, a taxa de lucratividade é estimada em 15%.

Estados Unidos
Investimento inicial: 
550 mil dólares (R$ 2.952 milhões)
Prazo de retorno: 3 anos.

SuperGeeks

Foto: Divulgação

A SuperGeeks, rede de escolas de programação e robótica, foi fundada em 2014 por um casal brasileiro. A empresa, de acordo com a Exame, possui mais de 60 unidades no mundo, e está presente nos Estados Unidos e Portugal, além do Brasil.

Sendo assim, o faturamento médio anual vai de 115 a 397 mil reais (entre R$ 620 mil e R$ 2.140 milhões). Além disso, com taxa de lucratividade média varia entre 20 a 25%.

Portugal
Investimento inicial: 
55 mil euros (R$ 351 mil)
Prazo de retorno: 2 a 3 anos

Top English

Foto: divulgação

Por fim, em nossa lista de franquias no exterior, temos a Top English, uma rede de escolas de idioma focada em conversação. A empresa foi fundada em 1997 e tem 37 unidades – incluindo uma em Tóquio, Japão, e outra em Orlando, nos Estados Unidos.

De acordo com a empresa, o faturamento médio mensal de uma unidade norte-americana é de 25 mil dólares (quase R$ 135 mil), com lucratividade de 40%.

Estados Unidos
Investimento inicial:
 8 mil dólares (R$ 43.100,00)
Prazo de retorno: 3 meses

Leia também: Especialista dá dicas para quem quer empreender em Portugal

Quer receber mais conteúdo como esse?

Cadastre-se em nossa newsletter. Prometemos não enviar nenhum tipo de spam.
Blog - Cadastro para news

Se gostou deste conteúdo, compartilhe:

Sobre o Autor

Picture of Equipe do Brasileuro

Equipe do Brasileuro

Equipe de redação do portal Brasileuro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *